A fronteira da Austrália, enfim, foi reaberta para turistas internacionais pela primeira vez em quase dois anos.
Desde segunda-feira (21/02/22) viajantes totalmente vacinados podem entrar novamente no país.
Essa notícia é especialmente bem-vinda para os operadores de hospitalidade e turismo, que estão em dificuldades em todo o país desde o início da pandemia da COVID-19.
Por isso, se você está sonhando com o seu intercâmbio na Austrália, saiba que esse momento está cada vez mais próximo.
A volta dos turistas
A reabertura das fronteiras é um marco significativo para os planos de recuperação da crise desencadeada pela COVID-19 na Austrália.
Desde o início da pandemia, as entradas no país encontravam-se restritas a cidadãos, residentes permanentes e, mais recentemente, estudantes internacionais.
Os turistas estrangeiros agora podem entrar em todos os estados e territórios sem precisar cumprir quarentena.
No momento, a única exceção ainda é o estado de Western Australia, que não deve reabrir para turistas até o dia 3 de março.
Estima-se que cerca de 60 voos internacionais devem pousar na Austrália nas primeiras 24 horas após a reabertura da fronteira, com aviões vindos de diversos países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Cingapura, Emirados Árabes Unidos e Japão.
“Em 2018-19, o turismo gerou mais de 60 bilhões de dólares para a economia australiana, com mais de 660.000 empregos dependentes da indústria”, afirmou o Primeiro-ministro Scott Morrison.
Controle de vacinação
Para entrar no país, os turistas deverão estar com o esquema vacinal completo, desde que utilizando uma das vacinas aprovadas para uso na Austrália ou reconhecida para turistas.
Na verificação, a Austrália exigirá o certificado de vacinação oficial do país de origem de cada turista.
Vacinas aprovadas para uso na Austrália:
- Comirnaty (Pfizer)
- Vaxzevria (AstraZeneca)
- Spikevax or Takeda (Moderna)
- COVID-19 Vaccine Janssen (Janssen)
- Nuvaxovid (Biocelect on behalf of Novavax)
Vacinas reconhecidas para fins de viagens:
- Coronavac (Sinovac)
- Covishield (AstraZeneca – Serum Institute of India)
- BBIBP-CorV (Sinopharm China) – para pessoas abaixo dos 60 anos
- Covaxin (Bharat Biotech)
- Sputnik V (Gamaleya Research Institute)
Para todas essas vacinas, o esquema completo considerado pelo governo australiano será o de duas doses aplicadas com o intervalo de pelo menos 14 dias. A vacina da Janssen, em dose única.
Controle da variante Ômicron
Com cerca de 80% da população vacinada com o 1º ciclo (duas doses ou dose única), a Austrália tem conseguido frear o avanço de casos de infecção pela variante Ômicron.
Em janeiro, o país chegou a ter mais de 100 mil casos diários de COVID-19. Atualmente, porém, o número de novas infecções encontra-se em cerca de 18 mil por dia.
Para maiores informações a respeito da COVID-19 na Austrália, acesse o site do Department of Health.
E aí, gostou de saber que turistas já podem voltar a entrar na Austrália? Já quer fazer o seu intercâmbio por lá? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.