Depois de 32 anos, há esperanças de que as Olimpíadas sejam novamente disputadas na Austrália.
Após sediar os Jogos Olímpicos em Sydney no ano 2000, autoridades do estado de Queensland estão trabalhando para levar novamente os jogos para solo australiano.
O processo de candidatura já está em andamento e a cidade escolhida para sediar os jogos de 2032 provavelmente será Brisbane, a capital do estado de Queensland.
A informação de que Queensland já estava se movimentando para tentar receber os Jogos Olímpicos foi confirmada pela Premier do estado Annastacia Palaszczuk, que já deu o sinal verde para submeter a candidatura de Brisbane ao Comitê Olímpico Internacional.
Como serão as Olimpíadas em Brisbane
As Olimpíadas costumam ter todas as suas modalidades praticadas na mesma cidade, com exceção dos esportes marítimos naquelas que não são litorâneas. Em casos assim, os esportes marítimos são os únicos que são disputados em outra cidade.
Porém, a candidatura de Brisbane já aparece com esse diferencial. Segundo os organizadores da candidatura, a intenção é que outras cidades também recebam as disputas de algumas modalidades.
Apesar de estar situada no litoral, o que se comenta é que Brisbane pode abrir mão dos esportes marítimos para outras cidades, como Gold Coast e Sunshine Coast. Não se descarta que mais modalidades acabem indo para outras cidades.
Há uma boa perspectiva para a realização dos Jogos Olímpicos em Brisbane. Segundo a Premier, cerca de 129 mil novos empregos devem ser criados visando a preparação da cidade para as Olimpíadas. Ou seja: novas oportunidades de trabalho surgirão, inclusive para imigrantes.
Para as autoridades de Queensland, a confirmação de Brisbane como sede das Olimpíadas seria uma ótima maneira de mitigar os efeitos da crise do coronavírus na economia local.
Concorrência
Como já sabemos, o processo de candidatura para sediar uma Olimpíada costuma ser muito difícil. A concorrência sempre é grande e os adversários jogam pesado. Afinal, é preciso demonstrar ao Comitê Olímpico Internacional uma qualidade acima da média para que a candidatura seja aceita.
Para os Jogos Olímpicos de 2032 já há diversas cidades que manifestaram seu interesse em participar do processo. E a tendência é que várias outras ainda se apresentem para concorrer à indicação.
Até o momento as cidades que se dispuseram a receber as Olimpíadas de 2032 são Mumbai (Índia), Jacarta (Indonésia), Doha (Catar), Renânia do Norte-Vestfália (Alemanha), Madri (Espanha), Seul e Pyongyang (Coreia do Sul e Coreia do Norte), Istambul (Turquia), Chengdu e Chongqing (China) e Xangai (China).
Mas, apesar de tantas concorrentes de peso, Brisbane tem forças para brigar de igual para igual e levar os Jogos Olímpicos para a Austrália. A principal ameaça para a candidatura dos australianos atualmente é outra.
Como as Olimpíadas do Japão foram adiadas para 2021 e ainda há incertezas em relação à sua realização, o Comitê Olímpico pode acabar em uma situação difícil.
Caso as Olimpíadas tenham que ser canceladas neste ano, a solução para o COI seria oferecer os jogos de 2032 para Tóquio, como forma de compensação. Se isso acontecer, Brisbane e todas as demais concorrentes terão que se contentar em tentar disputar as Olimpíadas de 2036.
E então, que tal conhecer Brisbane antes dos Jogos Olímpicos? Gostaria de fazer um intercâmbio para a futura sede das Olimpíadas? Então, caso queira saber mais a respeito ou tirar qualquer dúvida, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer ajudar.