Depois de ser anunciada como a sede dos Jogos Olímpicos de 2032, que serão realizados na cidade de Brisbane, a Austrália se prepara para tentar levar para seus domínios outro grande evento esportivo: a Copa do Mundo.
O governo australiano e a Football Australia (FA), que é a entidade máxima do futebol no país, já estão trabalhando para lançar a candidatura da Austrália para sediar a Copa de 2030 ou de 2034.
Por isso, se você pretende fazer um intercâmbio na Austrália, é possível que encontre um país em plena campanha para se tornar anfitrião da Copa do Mundo.
A candidatura australiana
Essa não é a primeira vez que a Austrália tenta levar para lá a Copa do Mundo. Dez anos atrás o país se candidatou para receber a Copa de 2022, tendo gasto cerca de 40 milhões de dólares australianos em sua campanha.
No entanto, o país recebeu apenas um voto na FIFA e o país escolhido para sediar a Copa foi o Catar, após um processo marcado por polêmicas e denúncias de corrupção.
No entanto, agora a situação é outra. Há um entusiasmo muito maior no país para ser escolhido, graças às Olimpíadas. De acordo com o presidente-executivo da FA, James Johnson, Brasil e Canadá são ótimos exemplos disso.
“Há uma tendência. Veja o Canadá, que sediou a Copa do Mundo feminina em 2015 e 11 anos depois eles vão sediar a Copa do Mundo masculina com os Estados Unidos e o México. Veja o Brasil, eles sediaram a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016”, afirmou Johnson.
Porém, apesar da euforia no país, a Austrália não terá vida fácil. China e Arábia Saudita já declararam que também deverão se candidatar para disputar o direito de sediar as Copas.
Na Europa, Itália e Reino Unido também já manifestaram interesse e até demonstram um certo favoritismo.
Enquanto isso, a América do Sul prepara uma candidatura conjunta para a Copa de 2030, com Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile, no que seria a primeira sede quádrupla da história das Copas.
Vale lembrar, no entanto, que mais candidaturas ainda devem aparecer. Alguns países que já demonstraram interesse e podem se lançar oficialmente na disputa são Egito, Nigéria, Zimbábue, Marrocos, Portugal, Espanha e Indonésia (que chegou a discutir a hipótese de candidatura conjunta com a própria Austrália).
Copa do Mundo Feminina
Antes de – talvez – ser escolhida como sede da Copa em 2030 ou 2034, a Austrália já tem outro evento da FIFA para preparar.
Em junho de 2020, a entidade máxima do futebol mundial escolheu a candidatura conjunta de Austrália e Nova Zelândia para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2023.
Esta foi a edição com mais candidaturas de sedes para o torneio, com oito postulantes. Porém, devido à pandemia da covid-19, seis candidaturas desistiram, restando apenas a Colômbia competindo contra australianos e neozelandeses.
A 9ª edição da Copa do Mundo Feminina ocorrerá entre os dias 20 de julho e 20 de agosto de 2023 e será a primeira que contará com 32 seleções.
E aí, se animou com a possibilidade da Copa do Mundo ser na Austrália? Já quer fazer um intercâmbio para lá e ver tudo isso de perto? Então, clique aqui e fale com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.
tenho um sonho de fazer medicina e de que seja para fora do brasil , e austrália sempre esteve em meus planos.
entreguei nas mãos de Deus, para que ele faça da vontade dEle.
mas vou fazer oque eu posso , enquanto tenho essa oportunidade