A eleição do trabalhista Anthony Albanese para ocupar o cargo de Primeiro Ministro da Austrália trouxe para o centro do debate as questões climáticas no país.
Existem diversas preocupações nesse sentido, que vão desde a conservação de espécies até a degradação do solo e utilização de novas matrizes energéticas.
Com promessas enfáticas relacionadas ao meio-ambiente durante a sua campanha, entidades ecologistas esperam agora que Albanese arregace as mangas e realmente cumpra uma agenda voltada para a preservação ambiental.
Por isso, se você está pensando em fazer o seu intercâmbio na Austrália, conheça algumas das principais questões ambientais que o novo Primeiro Ministro terá que enfrentar.
Mudanças climáticas
A mudança climática é um importante ponto de discussão política da Austrália nas últimas duas décadas.
A seca persistente e as consequentes restrições hídricas durante a primeira década do século 21 são um exemplo do efeito tangível dos eventos naturais nas realidades econômicas e políticas.
Para piorar, nos últimos anos, diversos políticos australianos minimizaram a questão, declarando publicamente sua crença de que as mudanças climáticas estão sendo causadas puramente por emissões de gases de efeito estufa.
Consumo de energia
A Austrália é um grande exportador e consumidor de carvão, cuja combustão libera grandes quantidades de CO² na atmosfera.
Graças a isso, a Austrália já foi o oitavo maior emissor de gases CO² per capita no mundo, liberando 16,5 toneladas per capita em 2003.
A maior parte da demanda de eletricidade da Austrália depende de geração térmica a carvão, devido ao abundante suprimento de carvão indígena, geração elétrica potencial limitada e falta de vontade política de explorar os recursos de urânio.
Além disso, a Austrália não exige que seus veículos atendam a nenhum padrão de eficiência de combustível, apesar de sua meta de redução de emissões conforme decidido no Acordo de Paris.
Conservação da fauna
A conservação na Austrália é uma questão de política estadual e federal. A Austrália é um dos países com maior diversidade biológica do mundo, com uma grande porção de espécies endêmicas.
Preservar essa riqueza de biodiversidade é extremamente importante para as gerações futuras.
Uma questão-chave de conservação é a preservação da biodiversidade, especialmente protegendo as florestas tropicais remanescentes.
A destruição do habitat por atividades humanas, incluindo o desmatamento, continua sendo a principal causa da perda de biodiversidade na Austrália.
Urbanização
A Austrália é um dos países mais urbanizados do mundo. Muitas cidades australianas têm grandes pegadas urbanas e são caracterizadas por uma expansão urbana insustentável de baixa densidade.
Isso coloca demanda em infraestrutura e serviços que contribuem para os problemas de limpeza de terras, poluição, emissões relacionadas ao transporte, consumo de energia, espécies invasoras e dependência de automóveis.
Lidar com essas e outras grandes questões ambientais será um dos desafios que o novo governo irá enfrentar.Nos próximos anos, veremos se as promessas de Anthony Albanese serão cumpridas ou se eram apenas artifícios de campanha.
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre as questões ambientais na Austrália? Já ficou com vontade de fazer o seu intercâmbio por lá? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.