Políticas energéticas estão cada vez mais ganhando espaço nos debates públicos e isso não é diferente quando falamos da Austrália.
Esse maior interesse no assunto se deve principalmente à necessidade cada vez maior de se repensar as formas de geração de energia, já que há uma demanda crescente por energias limpas, provenientes de fontes renováveis.
Por isso, se você está pensando em fazer o seu intercâmbio na Austrália, aproveite para conhecer um pouco mais sobre como é a política energética da Austrália.
Geração de energia na Austrália
A política de energia da Austrália está sujeita à influência regulatória e fiscal de todos os três níveis de governo na Austrália, embora apenas os níveis estadual e federal determinem a política para as indústrias primárias, como o carvão.
As políticas federais para energia na Austrália continuam a apoiar as indústrias de mineração de carvão e gás natural por meio de subsídios para uso e produção de combustível fóssil.
O carvão e o gás natural, junto com produtos à base de petróleo, são atualmente as principais fontes de geração de energia na Austrália, sendo que a indústria de carvão produz mais de 30% das emissões totais de gases de efeito estufa do país.
A Austrália é o décimo país mais dependente de carvão em todo o mundo e em 2018 era o 8º maior emissor de gases de efeito estufa per capita do planeta.
Porém, apesar de estar na contramão do que o mundo espera atualmente, já existem mudanças importantes em curso na política energética da Austrália.
Energias renováveis
A energia renovável na Austrália inclui energia eólica, hidrelétricas, energia solar fotovoltaica, bombas de calor, energia geotérmica, energia por ondas e energia solar térmica.
Em 2020, a Austrália produziu 62.917 gigawatts-hora de energia renovável, que responderam por 27,7% da produção de eletricidade no país.
A Austrália já havia produzido 378,7 PJ de energia renovável total (incluindo eletricidade renovável) em 2018, o que representou 6,2% do uso total de energia da Austrália (6.146 PJ) naquele ano.
As energias renováveis na Austrália cresceram a uma média anual de 3,2% nos dez anos entre 2007-2017 e 5,2% entre 2016-2017. Isso contrasta com o crescimento do carvão (-1,9%), petróleo (1,7%) e gás (2,9%) no mesmo período de dez anos.
Semelhante a muitos outros países, o desenvolvimento de energia renovável na Austrália foi incentivado pela política energética do governo implementada em resposta às preocupações sobre as mudanças climáticas, independência energética e estímulo econômico.
Com as metas de 2020 sendo alcançadas, os estados de Queensland, Victoria e Northern Territory se comprometeram com uma meta maior de 40% para fontes de energia renováveis até 2030.
E aí, gostou de conhecer melhor a política energética da Austrália? Gostaria de fazer um intercâmbio por lá? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.