Quando falamos sobre a Austrália, há muitos comentários que são baseados em estereótipos. Alguns deles vêm de filmes e séries de TV, outros são apenas o mais puro senso comum. Ou seja: o popular mito.
De qualquer forma, caso você esteja planejando fazer um intercâmbio na Austrália, é melhor já ficar por dentro do que é real e do que não é, para não cometer alguma gafe quando estiver por lá.
Mito nº 1: Sydney é a capital da Austrália.
FALSO! A capital da Austrália é Canberra.
Muita gente acredita que a capital da Austrália é a cidade de Sydney. E não podemos negar que há vários motivos para se pensar assim, afinal, trata-se simplesmente da maior e mais importante cidade do país.
No entanto, como já falamos por aqui em outra ocasião, a capital da Austrália é a cidade de Canberra, onde estão localizados os principais órgãos federais, como o Parliament House e a sede do governo.
Mito nº 2: Na Austrália você pode ver cangurus em qualquer lugar.
FALSO! O melhor lugar para vê-los é no zoológico.
A maioria das pessoas que sonham em ir para a Austrália também morrem de vontade de poder ver um canguru. Afinal, o animal que simboliza o país não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.
Porém, ao contrário do que muita gente pode pensar, você não encontrará facilmente os simpáticos cangurus quando estiver por lá. Se quiser ver um, você terá que ir a um zoológico ou a uma reserva natural, onde poderá vê-los juntamente com outros animais exóticos do país, como os coalas, os wombats ou os demônios da Tasmânia.
Mito nº 3: Viver na Austrália é muito caro.
FALSO! Na Austrália é possível viver relativamente bem até com salário mínimo.
Nós já falamos anteriormente a respeito do custo de vida na Austrália. O fato é que, apesar do custo para se viver na Austrália ser bastante elevado em relação ao custo de vida no Brasil, os salários pagos por lá também costumam ser bem maiores do que os daqui.
Por isso, é possível viver relativamente bem na Austrália até mesmo para quem recebe apenas um salário mínimo, que é de 19,84 dólares australianos por hora, que equivale a $3.015,20 para quem cumpre a carga horária semanal de 38 horas.
Mito nº 4: O surf foi inventado na Austrália.
FALSO! O surf foi visto pela primeira vez entre o Peru e o Hawaii.
Muita gente acredita (inclusive na própria Austrália) que o surf é uma invenção australiana. Afinal, com o tamanho da popularidade que esse esporte tem por lá, fica até difícil imaginar que ele possa ter vindo de outro lugar, não é mesmo?
Porém, a verdade é que o surf não foi inventado na Austrália. Os primeiros registros históricos de pessoas planando sobre as ondas com toras de madeira vêm de regiões que ficam entre o Peru e o Hawaii, tendo se popularizado no século 20 graças ao havaiano Duke Kahanamoku, que o introduziu na Califórnia e na Austrália.
Mito nº 5: Há muitos animais perigosos na Austrália e você pode ser atacado.
FALSO! Os animais existem, mas dificilmente você terá problemas com eles.
É normal ter um certo receio dos animais peçonhentos que existem na Austrália, como as cobras e as aranhas. Afinal, ninguém quer ser mordido por um desses.
No entanto, não precisa se preocupar. Nas áreas urbanas é muito difícil encontrar animais peçonhentos. E mesmo nas raras ocasiões em que um desses é visto, é incomum que ocorram ataques. Portanto, pode ir para lá sem medo.
Gostou de conhecer a verdade sobre alguns dos mitos que rondam a Austrália? Então, caso queira saber mais a respeito ou tirar qualquer dúvida, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer ajudar.