Muitas pessoas sonham em ir trabalhar na Austrália. Se você é uma delas, separamos aqui algumas dicas que vão lhe ajudar a se adaptar melhor a essa nova realidade.
Algumas dessas pessoas, aliás, são os alunos de intercâmbio. A maioria acaba tendo que arrumar empregos para se manter na Austrália durante o período de estudos. Outros, porém, vão atrás de trabalho apenas como um ‘bico’, para obter uma renda extra.
Seja qual for o seu caso, confira algumas dicas que podem ser do seu interesse e te ajudar a se sair melhor nessa busca:
Você pode conseguir emprego mesmo sem falar inglês
Como já dissemos em outro post, há uma infinidade de empregos disponíveis na Austrália até mesmo para pessoas que não falam inglês muito bem. Se esse for o seu caso, não se preocupe, você encontrará uma vaga de trabalho mesmo assim.
Obviamente, a remuneração não será muito alta, mas nada impede você de melhorar seu inglês e conseguir empregos melhores com o tempo.
Tipo de visto para trabalhar na Austrália
Se você for para a Austrália como estudante de intercâmbio, poderá trabalhar apenas com seu visto de estudante, que permite que os intercambistas trabalhem por até 20 horas semanais.
Já para quem quer ir para a Austrália para trabalhar regularmente por lá, é necessária a emissão de um visto de trabalho, conhecido como Skilled Visa.
É possível aplicar para o Skilled Visa estando no Brasil e, caso ele seja aprovado pelo Departamento de Imigração, você pode ir para a Austrália legalmente e procurar um emprego na área desejada.
Para maiores informações sobre o visto de trabalho, consulte o site do Department of Home Affairs.
Quanto você poderá ganhar se trabalhar na Austrália
Desde 1º de julho de 2020 o Salário Mínimo Nacional da Austrália é de 19,84 dólares australianos por hora ou 753,80 dólares australianos por semana. Ou seja: mensalmente um trabalhador na Austrália deverá receber no mínimo $3.015,20. A carga horária semanal é de 38 horas.
Obviamente, há muitos empregos que pagam valores maiores do que o salário mínimo, que é geralmente pago para serviços de limpeza, entregas, garçons, etc.
Cidades com a maior oferta de emprego
Apesar de tudo ter virado de ponta cabeça por causa da pandemia, a economia australiana já entrou novamente nos eixos e a oferta de emprego segue a mesma lógica de como era antes.
Há uma boa oferta de empregos nas grandes cidades, porém, os melhores locais ainda seguem sendo as cidades de Sydney, Melbourne, Brisbane, Gold Coast, Adelaide, Perth e Canberra.
Profissões com alta demanda
Diversos brasileiros têm interesse em trabalhar na Austrália, mas têm muitas dúvidas se suas áreas de atuação possuem demanda no país. Antes de tudo, deve-se notar que, anualmente o governo australiano anuncia alterações na lista de trabalho de demanda da Austrália.
Diversas profissões têm demanda garantida por lá, algumas das principais são: chef de cozinha, engenheiro, carpinteiro, contador e profissional de TI.
Gostou das dicas para quem quer trabalhar na Austrália? Então, caso queira saber mais a respeito ou tirar qualquer dúvida, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer ajudar.