Confira 5 bandas irlandesas para curtir no dia de São Patrício!
O St. Patrick´s Day ocorre em homenagem a São Patrício, que curiosamente não é irlandês, nem santo e tampouco se chamava Patrício. Seu nome era Maewyn, nascido no século IV – acredita-se que na Escócia ou País de Gales. Sequestrado por Piratas e levado à Irlanda aos 16 anos, foge para a Inglaterra onde passa a adolescência. Regressa à Irlanda já adulto, como missionário e com o nome cristão “Patrício”, introduzindo o cristianismo na população Celta.
O St. Patrick´s Day é a principal celebração da Irlanda e símbolo de uma cultura que tem atraído o interesse dos brasileiros, principalmente pelo elevado número de pessoas que escolhem o país para estudar, trabalhar e até mesmo para viver. Todo ano monumentos pelo mundo se pintam de verde no dia 17 de março, e nesse ano o Cristo Redentor e a Catedral de Brasília também ficarão iluminados de verde.
A festa em toda a Irlanda é repleta de espetáculos, música, teatro e muitos eventos em homenagem ao padroeiro do país. Para entrar no clima, separamos 5 bandas irlandesas que fazem parte da cultura de muitas gerações em todo o mundo.
- The Cranberries: Ainda comovidos com o triste falecimento de sua líder e vocalista Dolores O´Riordan, destacamos a banda que embalou as gerações dos anos 90 com a balada “Linger”, e fazia todo mundo cantar mentalmente o tchu tchu ruuu tchuuu de “Ode to my family”.
- Sinead O’Connor: Quem não se emocionou com o videoclipe de “Nothing Compares to you”? A música foi composta por Prince, e encantou o mundo com a voz doce e a interpretação marcante da cantora irlandesa.
- Damien Rice: Com a música “The Blower’s Daughter” sua voz brilhou na trilha sonora do Filme “Closer – Perto demais” com Julia Roberts. A canção inspirou os cantores brasileiros Seu Jorge e Ana Carolina, que fizeram a versão brasileira chamada “É isso aí”.
- Snow Patrol: A banda lançou em 2007 a canção “Open your Eyes”, hit obrigatório nas baladas pelo mundo, fazendo sucesso também na trilha sonora de séries como ER e Grey´s Anatomy, e do filme The invisible.
- U2: Alguns veneram, outros detestam, mas não dá pra não falar em U2 e sua imensa coleção de hits que vão do rock ao romântico, passando pelo eletrônico e pop. A obra do U2 faz parte da cultura irlandesa, com destaque para “Sunday Bloody Sunday” que retrata um episódio triste da história da do país, e para o ativismo do vocalista Bono Vox.
Separe o trevo e aproveite a festa com muita celebração e música boa. Não se esqueça de afogar o trevo no último copo de cerveja!