Entre os dias 22 de fevereiro e 21 de março de 2021, um estudo realizado pelo The Economist Intelligence Unit (The EIU) – a divisão de pesquisas da revista The Economist – analisou como a pandemia da covid-19 modificou a habitabilidade de diversas cidades ao redor do planeta.
Os resultados deram origem ao relatório The Global Liveability Index 2021, que traz dados detalhados a respeito de quão habitáveis estão atualmente diversos locais em todo o mundo.
Ao julgar as cidades, o estudo atribuiu notas de 1 a 100 para cinco quesitos: Estabilidade, Sistema de Saúde, Cultura e Meio Ambiente, Educação e Infraestrutura. A média dessas notas compôs a nota final de cada uma.
A cidade mais bem avaliada foi Auckland, na Nova Zelândia, que obteve 96 pontos. As cidades australianas que figuram no TOP-10 são Adelaide, Perth, Melbourne e Brisbane.
Por isso, se você pretende fazer um intercâmbio na Austrália, qualquer uma dessas cidades pode ser uma excelente opção para você.
A avaliação das cidades australianas
Adelaide
A capital de South Australia ficou na 3ª colocação do ranking, com 94 pontos no total.
De acordo com os pesquisadores, a cidade obteve 95 pontos em Estabilidade, 83,8 em Cultura e Meio Ambiente e 96,4 em Infraestrutura.
Além disso, Adelaide ainda obteve a nota máxima nos quesitos Educação e Sistema de Saúde.
Perth
Na 6ª posição aparece a cidade de Perth. A capital do estado de Western Australia ficou com 93,3 pontos.
Assim como Adelaide, Perth também obteve a maior nota possível em Educação e Sistema de Saúde. Porém, os 100 pontos também lhe foram dados no quesito Infraestrutura.
A pontuação também foi igual a de Adelaide em Estabilidade: 95 pontos. Mas em Cultura e Meio Ambiente foram apenas 78,2 pontos, prejudicando sua pontuação final.
Melbourne
A capital de Victoria ficou com a 8ª colocação no ranking, empatada com a cidade suíça de Genebra. Ambas obtiveram 92,5 pontos.
Melbourne foi muito bem avaliada em Educação e Infraestrutura, quesitos nos quais ficou com 100 pontos.
Além de outros 95 pontos em Estabilidade, 83,3 em Sistema de Saúde e 88,2 em Cultura e Meio Ambiente.
Brisbane
A 10ª posição no ranking ficou com a capital de Queensland, que totalizou 92,4 pontos.
Educação e Sistema de Saúde foram os maiores destaques, com a nota máxima em ambos.
Além disso, Brisbane ainda levou 95 pontos em Estabilidade, 85,9 em Cultura e Meio Ambiente e 85,7 em Infraestrutura.
Curiosidades do estudo
-Completam o TOP-10 as cidades de Osaka (Japão) em 2º, Wellington (Nova Zelândia) e Tóquio (Japão) empatadas em 4º e Zurique (Suíça) em 7º.
-A última colocada entre as 140 cidades pesquisadas é Damasco, capital da Síria, com apenas 26,5 pontos.
-Hamburgo, na Alemanha, foi a cidade que mais caiu posições desde o último estudo: 34, após perder 8,5 pontos.
-Honolulu (EUA) foi a cidade que mais subiu: com 14,2 pontos a mais, a capital do Havaí subiu 46 posições no ranking.
E aí, gostou de saber quais são as melhores cidades do mundo para se viver? Já quer visitar alguma delas na Austrália? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.