Se você precisa passar em um teste de proficiência, considere fazer um intercâmbio!
Há uma grande procura por cursos preparatórios para realização de exames de proficiência como IELTS e TOEFL, seja por propósitos acadêmicos ou por razão de imigração. Se esse é seu caso, que tal considerar a possibilidade de fazer um intercâmbio? Sabemos quanto custa cada exame, e não passar de primeira pode fazer a economia do valor de um curso no exterior não valer a pena.
Há muito material de estudo disponível na internet, que servem de apoio aos estudos. Para quem é autodidata, esse método sozinho pode ser suficiente. Outra opção é fazer um curso no Brasil. Nesse caso os professores ajudam com dicas importantes e as escolas fazem simulados, mas a imersão no dia a dia de um idioma te proporciona mais confiança e melhor condição para realização da prova.
Muitas pessoas reclamam que não conseguem estudar o suficiente e praticar o inglês porque as atividades do dia a dia consomem tempo e disposição. Quando fazemos um intercâmbio, entramos em uma rotina totalmente nova, e nesse caso fica muito mais fácil planejar o calendário com foco nos estudos e em atividades que te ajudem a imergir no idioma, como ver filmes em inglês e conversar com nativos.
O domínio no inglês te deixará mais confiante, e seus estudos te deixarão preparados para o modelo específico da prova que irá prestar. Deixamos algumas dicas valiosas para cada habilidade exigida em provas como o IELTS, por exemplo.
- Listening: Você precisa ter rapidez em escutar o áudio e encontrar a resposta. Escute programas de notícias, rádio, veja filmes e tente ficar familiarizado com o idioma, para que possa entender o áudio enquanto raciocina em relação à pergunta que está sendo feita.
- Reading: Além da dica óbvia de praticar a leitura de textos em inglês, saiba que você não terá tempo de ler todo o texto e depois responder as questões. Vá lendo as questões e buscando o que elas pedem no texto, já na primeira leitura. Pode parecer esquisito, mas é o que o tempo que você terá disponível vai te permitir. Normalmente, a primeira questão está no começo do texto, a segunda na porção seguinte do texto, e assim sucessivamente.
- Writing: Escreva sobre diversos assuntos. Normalmente os assuntos são apresentados com gráficos e tabelas, portanto, aprenda vocabulários específicos para falar de dados, como increase, decrease, improve, rate etc. Lembre-se também dos conectores para suas frases como however e although.
- Speaking: Peça ajuda com suas pronúncias. Utilize um gravador para escutar como você pronuncia as palavras, e procure tratar o teste como uma conversa, olhando para o examinador e buscando falar calmamente e com clareza para ser bem compreendido(a).
Separe um tempo para focar em seu objetivo e se preparar para seu exame. Assim você o fará uma vez só. Além do alívio de tirar a nota que precisa, você ainda ganhará a incrível experiência de estudar em outro país!