6 dicas para uma experiência que agrade também ao bolso.
Fazer um curso no exterior é uma excelente oportunidade para aprender um idioma e enriquecer culturalmente, mas é sempre bom economizar, não é mesmo? Então confira 6 dicas para poupar durante o intercâmbio e aproveitar ao máximo essa experiência sem extrapolar o seu orçamento:
- Mercado
- Compare os preços de diferentes produtos nos mercados. Muitas vezes produtos de limpeza são mais baratos em alguns lugares e alimentos em outros, por exemplo.
- Tente aproveitar as ofertas e não se esqueça dos produtos de marca própria. Essa é uma opção econômica e que não perde em qualidade.
- Outra dica é descobrir novos sabores! Ou seja, se aquele queijo que você adora aqui no Brasil custa o dobro do preço lá fora, essa é uma boa hora para provar um queijo novo!
- MasterChef:
- Que tal aperfeiçoar suas habilidades na cozinha? Sim, essa é uma excelente dica! Além de comer em casa, você pode preparar suas refeições para levar para a escola e economizar dinheiro.
- Convide também seus amigos para prestigiar seus talentos culinários. Reuniões em casa são uma ótima forma de gastar menos sem deixar a diversão de lado!
- Transporte:
- Procure saber se você tem condições especiais no transporte público por ser estudante.
- Outra opção são os passes para períodos maiores, pois costumam oferecer valores mais atrativos.
- Se você vai se locomover utilizando um carro, busque cupons de desconto para abastecer.
- Vale lembrar que muitos países oferecem excelentes alternativas de locomoção que vão além do transporte público e do carro. Por isso, experimente caminhar e pedalar, duas alternativas free, além de saudáveis! Utilize a estrutura e aproveite a segurança de estudar fora. E se a ideia é utilizar a bicicleta, vale pegar emprestada, alugar e até mesmo comprar uma usada!
- Opções Gratuitas e Descontos:
- Muitas atrações culturais como museus disponibilizam descontos ou não cobram entrada em determinados dias e horários. Os descontos também valem para restaurantes.
- Atente-se à agenda cultural local e não perca os eventos e atividades gratuitas!
- Em alguns países e cidades é possível fazer uma carteirinha de estudante que dá uma série de descontos.
- Estadia:
- Estudantes de intercâmbio por períodos mais extensos muitas vezes optam por dividir casa ou apartamento como forma de acomodação. Essa opção já é uma alternativa mais econômica, mas você pode considerar compartilhar o quarto com um colega e economizar ainda mais!
- Usados:
- Pesquise e considere comprar algumas coisas usadas. É muito comum e em alguns países existem inclusive lojas especializadas, mas você pode buscar grupos nas redes sociais e até ficar de olho nos painéis de anúncios da escola ou faculdade.
Para economizar antes da viagem, procure uma agência de intercâmbio. As agências possuem descontos e condições especiais para diversos cursos e instituições de ensino, bem como para emissão de passagens aéreas e compra de moeda.