O Halloween é comemorado em vários cantos do mundo.
Cada país tem sua tradição de Halloween. Confira algumas características dessa data ao redor do mundo.
Estados Unidos: A gente conhece bastante dos costumes por conta dos filmes americanos. As crianças saem fantasiadas pedindo doces na vizinhança, falando a famosa frase “Tricks or Treats?”. Já os adolescentes organizam festas á fantasia com os amigos. Um dos pontos altos da comemoração são as decorações das casas, com direito a bonecos que dão susto, teias de aranha artificiais e é claro, o maior símbolo do Halloween americano, as abóboras que tem rostos esculpidos.
Irlanda: Foi exatamente lá que se originou a data. A tradição é fortíssima e é super comum o pessoal sair na rua fantasiado. Eles fazem fogueiras imensas pelas ruas enquanto as crianças gritam “Tricks or Treats”. Também é essencial fazer muito barulho para que os espíritos se confundam e não saibam diferenciar quem é ou não deste mundo. Essa questão é levada muito a sério na Irlanda, tanto que um dos símbolos do país é o Leprechaun, um pequeno duende com um pote de ouro. Assim como no território a americano, os irlandeses entram na festa e decoram seus estabelecimentos e casas.
Escócia: Eles também levam o Halloween muito a sério. Deixa-se uma cadeira vazia e um prato de comida para que os espíritos tenham onde descansar e o que comer. A intenção é realmente cuidar deles. As crianças vão de porta em porta vestidos de roupas velhas e contando histórias para parecerem espíritos malígnos. Fofo, não é?
México: Em terras mexicanas a coisa é um pouco diferente. O Dia De Los Muertos serve para festejar em nome daqueles que já partiram. Vai na contramão do que muito de nós têm como ideia de morte: ao invés de tristeza e luto, o méxico faz uma comemoração extremamente colorida e alegre. Temos doces com o nome do falecido, oferendas de açúcar e representações de caveiras floridas. Na tradição deles, a morte é parte natural do ciclo da vida e deve ser celebrada.
Alemanha: Além da tradicional distribuição de doces, o que diferencia o halloween alemão dos outros é o grande foco nas bruxas. Há convenções de magia, paganismo e até mesmo corridas de vassouras em colinas.
Apesar das diferenças, cada país tem uma forma bastante interessante de festejar. Para qual deles você iria?